terça-feira, 25 de maio de 2010

Bacalhau à Braz


É dos meus pratos preferidos, sem dúvida. Bem sei que o melhor é com batatinhas acabadas de fritar mas perde-se tanto tempo a fritar as batatas que antes que perca a vontade uso das batatas palha de pacote!

Eu faço-o um pouco a olhómetro.
Desta vez usei:
Uma embalagem de bacalhau desfiado (5oo gr)
2oo gr de batata frita palha
2 cebolas cortadas às rodelas não muito grossas (eu gosto muito de cebola)
1 dente de alho picado
Azeite
4 ovos
Salsa
sal e pimenta q.b.

Numa frigideira deitar azeite (até cobrir o fundo) e deixar aquecer.
Deitar a cebola e o alho e deixar fritar até a cebola alourar.
Juntar o bacalhau desfiado e deixar cozinhar uns 3 minutos. Tem que se ter atenção para não deixar secar muito o bacalhau.
Juntar as batatas, temperar com sal e pimenta e envolver tudo.
Se ainda tiver azeite escorra-o porque usou demais!
Entretanto bata os ovos com uns 4 pés de salsa e deite por cima do preparado anterior.
Misture tudo bem. Rectifique os temperos.
Quando estiver tudo bem ligado com os ovos cozinhados, está pronto.
Salpicar com mais um pouco de salsa e decorar com azeitonas pretas (não usei porque não gosto e por isso nunca tenho em casa).

Demora uns 15 minutos a estar pronto.

Eu desta vez fiz batota e segui a receita do livro base da Bimby ;P

E para acompanhar uma salada a chamar pelo verão, com alface, morangos e nozes.

1 comentário:

Sarokas disse...

adoro bacalhau a bras!