segunda-feira, 17 de maio de 2010

E para acompanhar: Doces de Fruta

Parece que foi o fim de semana da fruta.

Para acompanhar umas tostas, pão ou requeijão aproveitei o entusiasmo e fiz uns doces de fruta.
Fiz de morango, de pêra e, o meu favorito, de abóbora e laranja. Eu gosto muito de doce de abóbora com nozes mas este com laranja fica super fresco e é uma combinação óptima. demora imenso mas o resultado vale bem a pena, só tenho pena de render pouco, pois come-se muito depressa! :)

Doce de morango
(rendeu 2 frascos do tipo nutella)
500 gr morangos
500 gr açúcar
1 limão (sem a parte branca e sem caroços)
Para este fiz na Bimby e segui o livro base.
Primeiro triturei (10 seg/Vel 5) mas depois optei por deixar logo 45 minutos a 100.ºC/Vel 1.

Doce de pêra
(rendeu dois francos de 0,25l)

300 gr de pêras
150 gr de açúcar amarelo

Este fiz ao lume, ficou em lume brando cerca de 45 minutos - 1h.

Doce de abóbora e laranja
(rendeu a frascos de perdição de 0,25l e mais um bocadinho)

1 kg de abóbora (de preferência menina, dizem que é a melhor para doce, mas qualquer outra tb dá) partida em pedaços pequeninos
650 gr de açúcar
1 laranja aos gomos fininhos com casca (ficam como tirinhas finas)
1 pau de canela

De véspera colocam-se todos os ingredientes numa taça.
No dia seguinte põe-se o preparado num tacho e vai ao lume a ferver, em lume brando, até ganhar ponto estrada (ficou cerca de 2h). Vai-se mexendo de vez em quando para ajudar a desfazer a abóbora.

E já agora porque não pôr um bocadinho em cima destes pequeninos. Fiz metade da receita de bolinhos de côco e voaram para as nossas coxas, barriga... enfim o que vale é que o que se come ao fim-de-semana não conta e não engorda :)

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá amiga

Quanta coisa boa , meu Deus, só tenho a agadecer , a partilha , e tenho que pôr as mãos á obra.
beijocas da Xanó