sábado, 12 de junho de 2010

Pão cheio de fibra :)



Este pão não era suposto ser assim. O original é este.

A diferença para o meu foram sementes de linhaça.... muitas!

Para mim este pão ficou com sementes a mais mas o R. diz que gosta assim....

O pão ficou bastante fofo, tem textura de pão e sabor de pão e não fica seco. Eu achei-o muito bom mas creio que não ficou tão ocado como era suposto ou porque abusei nas sementes ou porque usei o programa de pão básico. Tenho que experimentar no programa pão sem glúten para ver bem qual é a diferença. De qualquer maneira aqui fica a receita de mais um pãozinho.

Para a mistura de farinhas:
1 chávena de farinha de arroz
1 1/2 chávena de maizena
1 1/2 chávena de polvilho doce
1/2 chávena de farinha de milho

Misturar tudo bem. A mistura dá para dois pães portanto o restante será melhor guardar num pote fechado.

Ingredientes para o pão
1 ovo inteiro + 1 clara
1/2 colher de chá de vinagre de vinho branco
2 colheres de sopa de mel (ou néctar de agave)
3 colheres de sopa de margarina derretida
1 chávena de àgua
2 chávenas da mistura de farinha preparada anteriormente
1 colher de sopa + 1/2 colher de chá de goma xantana
1/4 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/4 colher de chá de sal
3 colheres de sopa de farelo de amêndoas
1 colher de chá de gelatina em pó sem sabor
3 colheres de chá de fermento granulado para pão (utilizei uma saqueta da vahiné)

Preparação


Misturar todos os ingredientes liquidos e deitar na MFP. Misturar os secos e deitar por cima dos liquidos na MFP.

Incorporei logo as sementes e programei o programa de pão básico crosta leve.

Como já tinha dito vou voltar a fazê-lo mas para a próxima mudo o programa da máquina do pão e vou-lhe tirar as sementes.

4 comentários:

Leila disse...

Rita,

Eu acho que o pao fica melhor na funcao sem gluten pois o ciclo eh de 2 horas e na funcao basica da minha maquina eh de 4 horas. Eu achei que o pao tambem fica com um gosto diferente na funcao basica mas mesmo assim fica bom. Na funcao basica achei que nao fica com muitos furinhos.

legal a adicao de linhacas. Eu fiz essa semana com sementes de papoula.

beijinhos

Anónimo disse...

Estou a procuara de pães sem gluten.
Achei esta receita muito interessante, mas com uma linguagem dificil.
por exemplo. O que é chavena?
MFP?
Obrigada,
Ivonete.

Rita disse...

Oi querida.
Por vezes perco-me nas abreviaturas... MFP é a Máquina de Fazer Pão.
Chávena em Portugal é o mesmo que a xícara no Brasil (adivinhei de onde você é ? :) )
Se tiver um copo com medidas de lado uma chávena/xícara ficará nos 200 ml.

Espero ter ajudado.
Sempre que precisar disponha :)

Bjs

Luis disse...

Olá,

As sementes que comtêm fibra vêm da farinha de amendoa?

Abraços