segunda-feira, 7 de junho de 2010

Porque não há produtos SG no meu supermercado?

Apesar de encontrar a maioria dos produtos sem glúten que preciso, no supermercado a que costumo ir não há praticamente nada de produtos SG. Vou a este por ser o mais perto de minha casa e como fica no centro comercial, além de ter loja do Celeiro, posso sempre dar uma voltinha e ver outras coisinhas bonitas... para mim :) lol. Além disso a taxa de entrega, para quando faço compras online é mais barata, por ser mais perto.

De qualquer maneira tenho outros supermercados por aqui mas não vou lá às vezes por uma diferença de 4 km. TAlvez esteja na hora de mudar.

O Jumbo, supermercado onde vou, não tem quase nada para celíacos mas aqui em Portugal pois em Espanha até produtos de marca própria têm! Então resolvi mandar um mail ao dito Jumbo a perguntar como é que é, se vão ter ou não mais produtos ou pelo menos que tal lançarem uma lista com os produtos de marca própria sem glúten, tal como o Continente e Pingo Doce.

Eu já faço algumas compras no PD, pois há um na estação de comboio onde passo diariamente, e por 2€ de diferença na taxa de entrega se o Jumbo continuar sem produtos de jeito sem glúten passo a fazer compras no Continente.

Deixo-vos aqui o conteúdo do dito e-mail, agora é ver se respondem...
"Bom dia,

Eu sou cliente do Jumbo, nomeadamente do Jumbo ****, e recorro algumas vezes ao vosso site para realizar as minhas compras online.

Não o faço sempre pois tenho, obrigatoriamente, que por vezes deslocar-me ao Fórum **** para ir às lojas Celeiro para a compra de produtos específicos, e aproveito para ir ao Jumbo fazer as restantes compras que necessite.

Hoje reparei que o grupo auchan na nossa vizinha Espanha (alcampo : https://www.alimentacion.alcampo.es/tienda/index.php?cPath=10_1012_101204 ) disponibiliza uma grande variedade de produtos sem glúten de marcas conhecidas e reconhecidas deste tipo de produtos assim como de marca própria.

Mesmo em Portugal outras grandes superfícies já disponibilizam uma grande variedade de produtos sem glúten, como o Continente em cuja "Área Viva" é possível encontrar várias marcas e variedade de produtos ampla (http://www.continente.pt/Search.aspx?search=gl%C3%BAten
).

Tanto o Continente como o Pingo Doce disponibilizaram, inclusive, para todos os consumidores uma lista com os produtos de marca própria que não contêm glúten (http://marcapropria.continente.pt/img_upload/lista_produtos_sem_gluten_out_09.pdf e em anexo segue a lista do Pingo Doce).

Sempre que me dirijo ao Jumbo de Almada a variedade de produtos sem glúten é mínima, algumas bolachas maria, esparguete, massa espiral e tortitas de arroz e, às vezes, de milho. E no site para compras online o mesmo.

Segundo noticiou o Diário de Noticias: " Segundo a presidente da APC, Raquel Madureira, foi feito um estudo pelo Hospital de Braga que constatou que uma em cada 147 pessoas tem intolerância ao glúten. Mas os números podem ser muito superiores. "À medida que se fazem estudos, o número aumenta. São entre cinco mil e oito mil pessoas, quase 3% da população" (retirado de: http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1585281 ).

Assim, em jeito de conclusão, aproveito para colocar as questões que careceram da anterior introdução.

Atendendo à tendência demonstrada por outros estabelecimentos comerciais, e que como sabemos actualmente a oferta tende a concentrar-se em áreas geográficas muito próximas, será que o grupo Auchan em Portugal tem prevista alguma alteração na oferta quanto ao tipo de produtos em apreço, igualando a sua oferta em Espanha, ou se poderá pelo menos, tal como alguns dos seus congéneres, disponibilizar uma lista com os produtos de marca própria sem alergénios.

Agradeço desde já a atenção dispensada ao presente contacto.

Com os melhores cumprimentos
".

1 comentário:

Susana Fernandes disse...

Também escrevi para o jumbo daqui da minha terra mas ignoraram-me la nao temnada so bolachas de arroz:(
O Alcampo é um mundo ...Quando la fui optei pelo carrefour mas o alcampo tem muita coisa ate schar ligeiramente mais barato...